FIFA toma as rédeas e abre nova janela de transferências

Foto: Divulgação/ FSGC/ Petrangeli/ FIFA

A Fifa anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (3), a abertura de uma nova janela de transferências visando o Mundial de Clubes de 2025. Com a medida, a entidade busca facilitar a inscrição de novos reforços e dar suporte a possíveis prorrogações de contratos que estejam próximos de expirar durante o torneio, que ocorrerá de 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos. A janela estará aberta entre os dias 1º e 10 de junho de 2025.

A implementação da “janela extra” será facultativa para as associações membros da Fifa, cabendo a cada federação decidir pela adesão ou não. A novidade não será restrita aos clubes que disputarão o Mundial, permitindo que outras equipes também possam se beneficiar da medida, caso suas federações aprovem.

Uma das inovações previstas pela Fifa é a possibilidade de prorrogar contratos de jogadores por um período específico, oferecendo maior flexibilidade e segurança aos atletas que estejam em fim de vínculo durante a competição.

A ideia é proporcionar condições mais equitativas para os clubes, garantindo que possam reforçar seus elencos de maneira justa para a disputa. A presença de três clubes brasileiros – Palmeiras, Fluminense e Flamengo – já está confirmada no Mundial de Clubes de 2025, aumentando a expectativa dos torcedores.

A competição, que promete ser uma das maiores da história, contará com 32 equipes, em um formato semelhante ao da Copa do Mundo, reforçando ainda mais a relevância da janela de transferências extra anunciada pela Fifa. Essa decisão marca um importante passo da entidade para manter a integridade da competição, ao permitir que os clubes contem com seus principais atletas durante todo o torneio.