As boas notícias estão do lado de lá: Vitória coloca o primeiro pé na Série B

Créditos: Divulgação/Bahia

O Vitória protagonizou um empate heroico diante do Atlético-MG, por 2 a 2, no último sábado (5), em confronto válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o resultado conquistado fora de casa, o time comandado por Thiago Carpini não conseguiu sair da zona de rebaixamento, permanecendo na 17ª posição, com 29 pontos.

Além disso, as chances de rebaixamento do Leão da Barra aumentaram de 51,3% para 57,1%, segundo cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O cenário ficou ainda mais complicado após os concorrentes diretos na luta contra o descenso, como Fluminense, Grêmio, Cuiabá e Criciúma, vencerem na rodada, ampliando a pressão sobre o clube baiano.

Para evitar o rebaixamento, o Vitória precisaria somar 16 pontos nos próximos nove jogos, atingindo o “número mágico” de 45 pontos, que garantiria 99% de chance de permanência na elite do futebol brasileiro, de acordo com projeções matemáticas. No entanto, há um alento para o torcedor rubro-negro: a equipe pode escapar com uma pontuação inferior. Em 2019, por exemplo, o Ceará evitou o rebaixamento com apenas 39 pontos.

A média histórica do 16º colocado na Série A é de 43 pontos, o que significa que o Vitória precisaria de mais 14 pontos para alcançar cerca de 83,6% de probabilidade de permanência. Isso equivaleria a quatro vitórias e dois empates nos últimos nove jogos.

O caminho do Vitória não será fácil. Nos próximos confrontos, o time baiano enfrentará adversários de peso como RB Bragantino, Fluminense, Corinthians e Grêmio, além de duelos diretos contra equipes que também lutam para se manter na Série A. O apoio da torcida será fundamental nessa reta final decisiva.