Ba-Vi: Péssima notícia chegou antes mesmo do clássico acontecer

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O clássico Ba-Vi é um dos mais tradicionais do país, as duas equipes de Salvador voltarão a se enfrentar no Campeonato Brasileiro da Série A após seis anos do último confronto. Entretanto, há uma coisa em específico que agora será muito diferente do que foi em 2018.

O clássico será com torcida única, ou seja, na partida que será disputada na Arena Fonte Nova, só teremos tricolores na arquibancada, já no jogo no Barradão, só veremos rubro-negros assistindo à partida in loco. A última vez que o clássico teve a presença de ambas as torcidas foi justamente em 2018, quando houve um confusão no gramado.

O primeiro Ba-Vi do ano já tem data marcada, será no dia 18/02, às 16h, pela sétima rodada do Campeonato Baiano. Além disso, ainda serão realizados ao menos mais três clássicos, um pela Copa do Nordeste e dois pelo Campeonato Brasileiro, porém, esses ainda não possuem datas definidas para serem disputados.

Um Ba-Vi diferente

A situação dos rivais é bem diferente, enquanto o Bahia lutou até o último segundo para se livrar da segunda divisão, o Vitória conseguiu o acesso à Série A com rodadas de antecedência e, além disso, foi promovido à elite do futebol brasileiro como campeão da Série B.

Outro fator que difere as equipes é o investimento, o Tricolor de Aço foi adquirido em 2023 pelo Grupo City, investidores que possuem diversos clubes no mundo, como Manchester City, Girona, Palermo, entre outros. Já o Vitória vive uma realidade diferente, com um orçamento limitado, o Leão terá que se reinventar para montar uma equipe competitiva em 2024.

Um dos caminhos será a venda dos Nammings Rights do Barradão, casa do Rubro-negro, para o patrocinador ‘Fatal Model’ por R$ 100 milhões, a mudança foi aprovada pelos sócios. Outra votação que não teve o mesmo resultado foi da alteração do nome do clube para ‘Fatal Model Vitória’, por R$ 200 milhões, apesar do valor, os sócios negaram a proposta.