Bahia buscou o tetra, bateu no Vozão e levou troféu para Salvador

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O Bahia foi tetracampeão da Copa do Nordeste em 2021, o Tricolor de Aço venceu o Ceará, nos pênaltis, e levou a taça para Salvador. Os gols do Bahia foram marcados por Rodriguinho e Gilberto, já o gol alvinegro foi marcado por Jael, o triunfo da equipe baiana pôs fim em uma invencibilidade de 23 jogos do Vozão na Copa do Nordeste.

Na disputa de pênaltis, o Esquadrão venceu por 4 a 2, o zagueiro Conti foi o responsável pela cobrança que colocou números finais na partida. O fim de jogo foi marcado por uma grande confusão entre os jogadores, atletas de ambas as equipes se estranharam ao final do jogo e a polícia e os seguranças da Arena Castelão tiveram que ser acionados para conter os ânimos dos jogadores.

Bahia não ganha a Copa do Nordeste desde 2021

Desde então, o Bahia não venceu mais a competição, considerada a maior copa regional do país, em 2023, o clube frustrou os seus torcedores ao ser eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste. Com a chegada do Grupo City, houve muita expectativa depositada no elenco comandado por Renato Paiva. 

O Esquadrão é um dos maiores vencedores da ‘Lampions League’, com quatro títulos, ao lado do Vitória, a competição começa dia 4 de fevereiro, o Bahia ficou no Grupo B ao lado de Fortaleza, Náutico, ABC, Juazeirense, Altos, Treze e Itabaiana, de acordo com o regulamento da Copa do Nordeste, as equipes do Grupo A enfrentam o Grupo B, dessa forma, o Tricolor de Aço enfrentará o Sport, Ceará, CRB, Vitória, Botafogo-PB, América-RN, River-PI e Maranhão.

O Bahia embolsará R$ 3.363.607 ao lado de Fortaleza, Ceará e Sport, a cota de premiação é distribuída conforme as posições dos clubes na CBF, em caso de título, a equipe comandada por Rogério Ceni pode chegar a R$ 48.961.514, a maior premiação da história da competição.