Bahia demitiu treinador e contratou futuro ‘Rei da América’

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

O Bahia já teve um treinador que hoje é tido como um dos melhores do país, Renato Gaúcho treinou o Tricolor de Aço em 2009, antes de ser campeão da Copa Libertadores com o Grêmio e se tornar o ‘Rei da América’ para os torcedores gremistas, já que Renato conquistou o título como jogador e treinador.

Renato Gaúcho foi contratado para comandar o Esquadrão na campanha da Série B de 2010, o treinador havia sido vice-campeão da Copa Libertadores em 2008 e estava no Fluminense até ser demitido. Renato fez ótima campanha comandando o clube de Salvador, ao todo foram 40 partidas, com 24 vitórias, 8 empates e 8 derrotas, o treinador deixou o comando da equipe para assumir o Grêmio.

Após o acesso do Bahia para a Série A, Renato parabenizou a campanha do Tricolor Baiano, mesmo estando trabalhando em outro clube.

“Gostaria de parabenizar o Bahia pela ascensão para a Série A. Queria mandar um abraço para todos os jogadores, o Márcio (Araújo, atual técnico) e o time que está voltando. A Primeira Divisão é onde o Bahia deve estar”, afirmou.

Renato teve curta passagem e deixou história inacabada no Tricolor Baiano

Renato não voltou a treinar o Bahia, mas sete anos mais tarde, o treinador conquistou a Copa Libertadores com o Grêmio, clube no qual é ídolo. A conquista foi a terceira da história do clube, dos três troféus, Portaluppi esteve na campanha de dois, o primeiro foi em 1983 como jogador. O Tricolor Gaúcho é a equipe que mais possui títulos da competição internacional, ao lado de Santos, São Paulo, Flamengo e Palmeiras.

Atualmente, Renato está na sua quarta passagem pelo Grêmio, o treinador nunca voltou a treinar o Bahia, inclusive, a equipe do treinador foi a responsável por eliminar o Tricolor de Aço da Copa do Brasil de 2023, quando venceu por 4 a 3 em disputa de pênaltis.