Bahia deu as caras na Libertadores para conquistar triunfo inédito

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O sonho do torcedor do Bahia é voltar a disputar uma Copa Libertadores, o Esquadrão só participou da competição continental em X oportunidades, mas não conseguiu ir muito longe. O perfil ‘Noite de Copa’ fez um levantamento curioso e o desempenho do Tricolor de Aço não é nada bom.

O Bahia venceu apenas uma partida jogando fora de casa na Libertadores, foram seis jogos e apenas um triunfo, o que significa 16% de aproveitamento. O clube que mais venceu jogando longe de casa na competição continental é o Palmeiras, com 52 vitórias em 116 jogos, um aproveitamento de 44,83%.

Os times que nunca venceram jogando fora de casa na maior competição da América são Náutico, Santo André, Paulista de Jundiaí, Bangu, Juventude e Coritiba. Dentre os times que venceram ao menos um jogo, o Esquadrão é o que possui pior aproveitamento.

Jejum começa a incomodar

O Bahia jogou a Libertadores em 1960, 1964 e em 1989, junto com o jejum de participações na famosa competição, está a seca de títulos nacionais, a última vez que o Tricolor Baiano foi campeão nacional foi em 1988, quando derrotou o Internacional pelo placar de 2 a 1 no agregado, os dois gols foram marcados por Bobô.

A torcida do Bahia esperava que a equipe voltasse a jogar a competição continental com a chegada do Grupo City, o investidor gastou mais de R$ 100 milhões para montar o elenco de 2023, mas não conseguiu voltar a jogar a Libertadores e nem vencer um torneio nacional, o mais próximo que o Tricolor chegou foram as quartas de final da Copa do Brasil.

Com a chegada de 2024, o torcedor do Esquadrão tem fé que a temporada será completamente diferente e os resultados começarão a aparecer, assim como em outras SAFs pelo mundo que possuem o Grupo City como detentor.