Bahia e Figueirense deram as mãos e conquistaram algo muito grande no Brasil

Foto: Reprodução/Preto Tricolor

O torcedor do Bahia ficou próximo de viver um pesadelo no final da temporada de 2023. O clube se livrou do rebaixamento para a Série B na última rodada do Campeonato Brasileiro graças a uma goleada histórica para cima do Atlético Mineiro e um tropeço do Santos contra o Fortaleza, em plena Vila Belmiro. 

Se na última temporada o Bahia conseguiu se livrar da queda, em 2010 o Tricolor de Aço voltou à elite do futebol brasileiro depois de sete anos. O Esquadrão garantiu a chegada na Série A após derrotar a Portuguesa por 3 a 0, dentro do estádio do Pituaçu, que tinha mais de 32 mil torcedores. O principal nome do triunfo tricolor foi Adriano, que marcou dois gols e garantiu os três pontos para o Esquadrão. 

A derrota da Portuguesa ajudou o Figueirense a garantir a classificação para a Série A. O time catarinense ainda finalizou o Campeonato Brasileiro à frente do Bahia, com 67 pontos conquistados, já o Esquadrão terminou em terceiro colocado, com 65 pontos. O campeão da Série B de 2010 foi o Coritiba. 

Bahia quer passar longe da Série B

O último acesso do Bahia à primeira divisão foi justamente em 2023, após subir para a Série A, o clube foi comprado pelo Grupo City. Com o orçamento do novo dono, o torcedor tricolor esperava que o clube voltasse a brigar por grandes coisas em âmbito nacional, o que não ocorreu.

O único título conquistado pelo Bahia em 2023 foi o Campeonato Baiano, nas outras competições o desempenho foi abaixo do esperado. Na Copa do Nordeste, o Tricolor de Aço não passou de fase, já na Copa do Brasil a eliminação veio nas quartas de final, para a equipe do Grêmio.

Com mais investimento, o ano de 2024 promete ser muito diferente para o elenco do Bahia. A chegada de Éverton Ribeiro, Jean Lucas, Caio Alexandre e outros reforços, aumentou a qualidade da equipe comandada por Ceni.