Bahia entrou em desespero e anunciou novo treinador antes do ano acabar

Foto: Divulgação/ EC Bahia

O ano do Bahia estava bem, até o time conseguir apenas três vitórias nos últimos 10 jogos, então, a diretoria tricolor foi atrás de um novo treinador. Você pode pensar que estávamos falando de 2023, mas não, o Esquadrão repetiu a história em 2022, quando demitiu Enderson Moreira e contratou Eduardo Barroca para a reta final da Série B.

O clube de Salvador estava em terceiro colocado, mas viva fase ruim sob o comando de Enderson Moreira, dessa forma, Barroca foi escolhido para substiuir o antigo treinador e tentar assegurar a vaga no G-4. Na época, o Tricolor de Aço tinha cinco pontos de vantagem para o quinto colocado, com apenas seis rodadas para o fim da competição.

Barroca conseguiu cumprir o desafio e saiu invicto do comando do clube, com duas vitórias e quatro empates, o Bahia terminou a última rodada na terceira posição, com quatro pontos de vantagem para o Sampaio Corrêa, quinto colocado. Apesar da campanha invicta, o treinador não foi procurado para renovação.

“O clube ainda não se permitiu conversar sobre o futuro. Mas estou muito feliz pela oportunidade de ter dirigido o Bahia novamente e de ter ajudado a entregar, junto com os jogadores, os reais protagonistas, o Bahia de volta à Série A”, disse à época.

Grupo City escolheu um treinador europeu

Com a chegada do Grupo City, o Bahia começou a almejar voos mais altos, dessa forma, o português Renato Paiva chegou para comandar o time em 2023. Renato foi campeão do Campeonato Baiano, mas não conseguiu êxito nas outras competições, o treinador caiu ainda na fase de grupos da Copa do Nordeste e parou nas quartas de final da Copa do Brasil, quando foi derrotado para o Grêmio, nos pênaltis. 

Após a saída de Renato Paiva, o escolhido para assumir o Esquadrão foi Rogério Ceni, o treinador estava desempregado após ter sido demitido do São Paulo, clube do qual é ídolo.