Bahia está reinando na Copa do Nordeste e está há poucos passos de conquistar troféu

Analisando os últimos semifinalistas da Copa do Nordeste, entre os anos de 2013 a 2024, é possível notar uma clube em alta: O Bahia lidera o ranking com 7 vezes, seguido por Ceará, Sport e Fortaleza, todos com 5, além de Santa Cruz com 4.

Em seguida, estão Vitória com 3, e Campinense, ABC, CRB e Náutico com 2 cada. Times como ASA, Botafogo-PB, Sampaio Corrêa, América-RN e Confiança aparecem com uma vez cada nas semifinais. Ao todo, foram 48 vagas na semifinal, com 15 clubes diferentes participando.

O Bahia, em meio ao Brasileirão, volta a disputar a Copa do Nordeste em busca da sua 10ª final, buscando ampliar seu recorde na competição. A última vez que chegou à final foi em 2021, quando conquistou o tetracampeonato, igualando-se ao Vitória.

Agora, busca o penta em 2024 para se tornar o maior vencedor da Lampions. O clube é o favorito, tanto pelo investimento no elenco quanto pela melhor campanha na edição atual. Além disso, tem um histórico favorável contra o CRB, com 19 jogos de invencibilidade nos últimos 20 anos, incluindo uma vitória na fase inicial desta edição.

No entanto, o CRB, liderado por Daniel Paulista, chega com um time encaixado e com o artilheiro Anselmo Ramon, que já marcou 5 vezes no Nordestão. Histórico geral do confronto: Ao longo de 48 jogos, todos os mandos considerados, o Bahia venceu 31 vezes, empatou 12 e o CRB venceu 5 vezes.