Bahia fez o maior acordo de sua história por R$ 650 milhões

O Esporte Clube Bahia, é uma das equipes com maior sucesso na história do futebol da Bahia, Nordeste e também do Brasil.

O Tricolor, que é bicampeão nacional (1959 e 1988), quatro vezes campeão da Copa do Nordeste (2001, 2002, 2017 e 2021) e 50 vezes campeão baiano, tem quase cem anos de história.

E o capítulo mais recente dessa história foi a venda para a SAF do Grupo City.

Após um ano de negociações, o Bahia e o grupo conseguiram alinhar os termos do acordo que incluíam o pagamento integral e imediato da dívida do clube, bem como um investimento mínimo anual. Além disso, o objetivo é que o Bahia passe a disputar regularmente a Copa Libertadores. O valor total do acordo é de R$ 650 milhões, que será repassado até o ano de 2024.

Com a aprovação do Conselho Deliberativo, o Grupo ficou com 90% do controle das ações do clube.

Diferentemente de outros times comprados pelo grupo City, o Bahia não precisará mudar de nome, chegou- se a ser especulado uma renomeação para Salvador City.

O conglomerado City Football Group, que faz parte do Abu Dhabi United Group do xeique Mansour bin Zayed Al Nahyan, teve início oficialmente em 2013, mas sua história remonta a 2008, quando foi concretizada a compra do Manchester City. Atualmente, o grupo tem participações em clubes de diversos países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Índia, Japão, Espanha, Uruguai, China, Bélgica, França e Itália.