Bahia na Libertadores de 1964: jogos, campanha e destaques

Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1963, o Bahia garantiu uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Vencida pelo Independiente, a edição em questão ainda contou com a participação de outros gigantes da América do Sul como Santos, Nacional-URU, Colo-Colo e Cerro Porteño.

Apesar da empolgação da torcida do Esquadrão com a classificação para o torneio continental, a participação da equipe foi bastante discreta e não durou muito tempo.

Na época, o Brasil só tinha uma vaga direta para a competição, que foi ocupada pelo Santos, que era o atual campeão do Brasileiro. Desta maneira, o Bahia teve que disputar uma fase preliminar, contra o Deportivo Italia da Venezuela.

Os dois confrontos foram disputados na casa do adversário, o Estádio Olímpico de Caracas. Na primeira partida, um empate pelo placar de 0 a 0, sem muitas emoções. No duelo decisivo, o Esquadrão foi derrotado por 2 a 1 e acabou eliminado da competição de maneira precoce.

Posteriormente, o algoz do Bahia também foi eliminado, com apenas dois pontos conquistados na chave que ainda contava com Colo-Colo e Barcelona-EQU.

No mata-mata, o Independiente, da Argentina, foi o grande campeão do torneio, após vencer o Nacional do Uruguai na final. Outro representante brasileiro na competição, o Santos terminou apenas na 4ª colocação.

Campanha do Bahia na Libertadores de 1964

03 de abril de 1964 – Deportivo Italia 0-0 Bahia – Olímpico de Caracas

08 de abril de 1964 – Deportivo Italia 2-1 Bahia – Olímpico de Caracas