Bahia na Libertadores: número de participações, desempenho e feito histórico

Com a venda para o Grupo City no ano passado, o Bahia pretende se tornar protagonista do futebol brasileiro nos próximos anos. Nesta temporada, um dos objetivos do Tricolor de Aço é brigar na parte de cima da tabela do Brasileirão.

Desse modo, um sonho seria a classificação para a Libertadores, torneio em que o Esquadrão ostenta um feito histórico. O clube foi a primeira equipe brasileiro a participar da competição.

Bahia na Libertadores

O Bahia foi a primeira equipe a representar o Brasil no torneio continental. Isso aconteceu em 1960, quando o Esquadrão conquistou o direito de participar por ter sido campeão brasileiro no ano anterior.

O Tricolor de Aço acumula três participações na Libertadores, um recorde para clube do Nordeste. Além de 1960, a equipe participou da edição de 1964 como vice-campeã do campeonato brasileiro de 1963 e 1989 como campeã brasileira de 1988 (o eterno bicampeonato).

Com isso, o Bahia soma 14 jogos pelo torneio continental, com seis triunfos, cinco empates e três derrotas. O clube marcou 18 gols, sendo Charles o artilheiro da equipe, e sofreu 15. Veja a lista de artilheiros do Esquadrão:

1º — Charles: seis gols

2º — Osmar: 3 gols

3º — Zé Carlos e Gil: 2 gols

4º — Abílio, Carlito, Marito, Flávio e Marquinhos: 1 gols

Além da classificação via campeonato brasileiro, o Tricolor de Aço pode garantir uma vaga se ganhar a Copa do Brasil. O time do técnico Rogério Ceni está na segunda fase do torneio, após eliminar o Moto Club-MA.