Bahia tem o melhor meio-campo do Brasil e podemos provar

Foto: Tiago Caldas /EC Bahia

A temporada de 2024 começou com o Bahia à procura de um centroavante para o comando do ataque tricolor. Apesar de já contar com Everaldo, boa parte da torcida do Esquadrão pedia que a diretoria fosse ao mercado para garantir a chegada de mais um atacante, pelo menos para lutar por espaço e criar uma sombra para o atual camisa nove tricolor.

Apesar da chegada de Óscar Estupiñán, o setor que mais está se destacando dentro do elenco do Bahia é o meio-campo. Os meio-campistas foram responsáveis por marcar 16 dos 33 gols da temporada, os atacantes, por sua vez, foram às redes em 12 oportunidades, já os jogadores da defesa marcaram cinco tentos no ano.

O último triunfo do Bahia saiu com um gol de um defensor, David Duarte colocou o Bahia à frente do placar aos 43 minutos da etapa final. O jogo era válido pela primeira partida da semifinal do Campeonato Baiano, a equipe do Jequié estava segurando o empate até os minutos finais, quando David apareceu e acabou com a angústia da torcida tricolor, garantindo a vantagem do Esquadrão para a partida de volta.

Meio-campo de destaque

A crescente do meio-campo do Bahia não é surpresa, já que o setor foi o que mais recebeu reforços para a temporada de 2024. Nomes como Éverton Ribeiro, Jean Lucas e Caio Alexandre, chegaram ao elenco tricolor para mudar a equipe de patamar, porém, o jogador que mais vem tendo destaque, já estava no clube desde 2023.

Thaciano tem sete participações em gols na temporada de 2024, o desempenho ofensivo do meia deixou no banco Everaldo e Óscar Estupiñán, e o jogador é o atual comandante do ataque tricolor. Essa é a segunda passagem de Thaciano pelo Tricolor de Aço, a primeira havia sido em 2021, quando foi cedido por empréstimo pelo Grêmio.