Bellintani expõe ídolo do Bahia que deixou o clube após rebaixamento

O zagueiro Lucas Fonseca deixou oficialmente o Bahia ao término de seu contrato, em dezembro de 2021. Afastado do elenco há vários meses antes mesmo do fim de seu vínculo, o defensor, que atuou quase uma década pelo Esquadrão, teve uma saída discreta, sem um comunicado oficial ou agradecimento público de nenhuma das partes envolvidas.

Em entrevista coletiva, o presidente Guilherme Bellintani comentou sobre a saída do atleta, afirmando que foi realizada conforme o combinado entre clube e jogador. “Nós concluímos o contrato em dezembro. A forma de saída foi combinada entre o Bahia e ele. Estamos cumprindo exatamente o que foi acordado, entendendo que todo ciclo se encerra, e esse encerramento foi feito da melhor forma possível, de forma conjunta e reciprocamente combinada”, explicou Bellintani.

O fim do contrato de Lucas Fonseca marcou o encerramento de um ciclo com três passagens pelo clube: em 2012, de 2013 a 2014, e de 2016 a 2021. Durante esse período, Fonseca disputou nove edições do Campeonato Brasileiro com a camisa tricolor, sendo oito da Série A e uma da Série B. No total, o zagueiro atuou em 324 partidas, marcou três gols e participou da conquista de quatro títulos estaduais, dois títulos regionais e um acesso à primeira divisão.

Em 2021, aos 36 anos, Lucas Fonseca teve seu contrato renovado automaticamente por mais um ano. No entanto, ele jogou apenas 12 vezes, com três atuações na Série A. Seu último jogo foi no dia 26 de setembro, na derrota por 2 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio.

Após essa partida, Fonseca não foi mais relacionado para nenhum jogo e teve uma saída discreta em outubro, com seu contrato sendo oficialmente encerrado no final de dezembro. A trajetória de Lucas Fonseca no Bahia foi marcada por dedicação e conquistas, deixando um legado significativo na história recente do clube.