CBF quer inovar tudo de novo e Bahia entra para disputar novo troféu

Pensando em inovar o calendário de competições nacionais como uma ideia “nem tão nova”, a CBF pretende voltar a organizar o Brasileirão de Aspirantes. O campeonato foi interrompido em 2022 por conta de questões financeiras.

Para isso, a entidade máxima do futebol brasileiro cogita encerrar a realização do Brasileirão sub-15. A competição deveria ter começado no dia 2 de março, mas até o momento não teve início.

CBF e Brasileirão de Aspirante

O Brasileirão de Aspirantes é uma competição que abrange a utilização de uma equipe da categoria sub-23 dos clubes. Além disso, é possível inscrever três jogadores acima da idade limite — regra semelhante à aplicada nos Jogos Olímpicos.

A última edição do campeonato aconteceu em 2022 e teve o Cuiabá como campeão, que derrotou o Red Bull Bragantino por 3 a 2 na final. A CBF não informou como será o formato da competição e ainda analisa a possibilidade de realização do Brasileirão de Aspirantes.

Até o momento, o único campeonato de categorias inferiores acontecendo no Brasil é a Copa do Brasil sub-17. Vale ressaltar que as competições nacionais das categorias sub-17 e sub-20 não passarão por mudanças caso a CBF decida retornar com o Brasileirão de Aspirantes.

Com relação ao elenco principal do Tricolor de Aço, a equipe faz sua estreia na Série A do campeonato brasileiro contra o Internacional, no Beira-Rio, dia 13, 14 ou 15 de abril. A data e o horário ainda serão definidos pela CBF.