É exatamente por isso que o Ba-Vi não acontece com torcida visitante

O primeiro Ba-VI de 2024 está próximo de acontecer. Bahia e Vitória se enfrentam neste domingo (18) pela 7ª rodada do campeonato baiano, no confronto considerado o mais importante da primeira fase do estadual.

O duelo será realizado no Barradão, às 16h (horário de Brasília), e, por determinação das autoridades de segurança, só terá a presença da torcida rubro-negra. A rivalidade já causou alguns episódios de violência fora de campo.

Ba-Vi de torcida única

No dia 4 de setembro de 2022, “torcedores” membros de torcidas organizadas de Bahia e Vitória protagonizaram uma briga em Salvador, horas antes do Rubro-Negro entrar em campo. Ao todo, a Polícia Militar prendeu 53 pessoas.

Em vídeos que circularam nas redes sociais, é possível ver pessoas com uniformes de torcidas organizadas, como da Torcida Organizada Bamor (TOB), do Bahia, e da Torcida Uniformizada os Imbatíveis (TUI), do Vitória. Também foi visto a utilização de alguns artefatos durante a briga, como soco inglês e pedaços de madeira.

Durante a confusão, um torcedor do Bahia foi atropelado e ficou internado em estado crítico. O torcedor, identificado como Marcelino Ferreira Barreto Neto, era um dos suspeitos do ataque ao ônibus do próprio Tricolor de Aço em fevereiro daquele ano.

Por conta desse e de outros episódios, a Justiça proibiu a presença de duas torcidas no Ba-Vi. As autoridades chegaram a cogitar a possibilidade de excluir a torcida única para o clássico de domingo (18), mas a ideia não evoluiu e, portanto, a determinação anterior da Justiça segue válida.