Estupiñan mal chegou e já pode ser considerado um dos maiores gringos do Bahia

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

O Bahia buscou muito por um centroavante, antes da chegada de Óscar Estupiñán, o único atacante de área do Tricolor era Everaldo. O colombiano chegou para brigar por posição com o atual camisa nove e já marcou o seu primeiro gol logo na estreia com a camisa do Esquadrão. 

Estupiñán ficou no banco de reservas nos seus dois primeiros jogos, mas ganhou uma chance de titular contra o Moto Club, em duelo pela Copa do Brasil. O tento do novo camisa 29 do Bahia o colocou em uma seleta de jogadores estrangeiros na história do clube. 

Apenas quatro ‘gringos’ marcaram em seus primeiros jogos pelo bahia. Além de Óscar, os outros jogadores estrangeiros que foram às redes em suas estreias foram Fabrini, em 1947, Oscar Ruiz, em 2021 e Santiago Arias, na atual comparada. A estreia de Óscar colocou uma faísca de esperança na torcida tricolor. O colombiano está emprestado pelo Hull City, da Inglaterra, e teve seu nome ventilado no Bahia primeiramente pelo jornalista Fabrizio Romano. 

A camisa nove tem novo dono?

Everaldo viu o novo contratado se destacar e não teve a chance de sair do banco de reservas contra o Moto Club, o jogador está sendo poupado e jogando pouco minutos em certos jogos, mas no último duelo não ganhou um minuto sequer. Ceni optou por substituir Estupiñán por Rafael Ratão e aumentou os rumores de que Everaldo pode estar de saída do time titular do Bahia. O jogador é alvo de muitas críticas da torcida do Bahia. 

Em 2023, Everaldo foi peça importante na luta do Tricolor de Aço contra o rebaixamento. O centroavante fez 60 jogos em 2023, marcando 20 gols e distribuindo cinco assistências, em 2024, o atacante tem oito jogos e dois tentos marcados. Já Óscar entrou em campo em 2022/2023 por 37 vezes, marcando 13 gols e contribuindo com apenas uma assistência.