Falha na Matrix? Diversos supercomputadores estão rebaixando o Bahia

O Brasileirão está começando e com ela surgem as famosas apostas entre torcedores e especialistas sobre quem vai se dar bem na edição 2024 no nacional mais disputado mundo. Porém, com o avanço da tecnologia as chamadas inteligências artificiais (IA), estão tentando executar essa difícil missão.

E os resultados apresentados por diversos veículos, não são nada animadores ao Bahia, colocando o tricolor brigando pelas últimas posição na tabela de classificação. A simulação mais famosa e que viralizou na internet na última sexta, trouxe uma “previsão” baseada em 10 mil simulações

Uma IA produziu 10 mil simulações do Campeonato Brasileiro de 2024 e divulgou os resultados. As previsões foram geradas por um supercomputador do oGol Labs, que agregou as porcentagens de cada posição em que os clubes ficaram nas milhares de previsões.

Na representação visual acima, as proporções matemáticas de cada posição em que os clubes, listados de cima para baixo, ficaram estão dispostas da esquerda para a direita. Todos os clubes estão ordenados do 1º ao 20º lugar.

O Bahia ficou apenas na 18ª colocação, ou seja, seria rebaixado para 2ª divisão. O tricolor apareceu na posição na tabela em 9,4% de todas as tentativas feitas, figurando na zona da degola e a frente somente de dois clubes: Juventude (que foi promovido vindo da Série B) e o Vasco (que só escapou do rebaixamento na última rodada ano passado).

Os primeiros colocados na simulação

O Palmeiras liderou a tabela com mais frequência, conquistando o primeiro lugar em 24,4% das 10 mil simulações realizadas. O clube ficou na segunda posição do Brasileirão em 14,4% das ocasiões.

O Flamengo foi o segundo time que mais vezes alcançou a primeira posição, com 23,2%. O Athletico-PR ficou em terceiro lugar em número de vezes em que levantou o troféu na simulação, com 10,9%, mesmo índice do Atlético-MG, a discrepância reside nas outras colocações.

Classificação do Brasileirão a partir das 10 mil simulações:

  1. Palmeiras
  2. Flamengo
  3. Athletico-PR
  4. Atlético-MG
  5. Corinthians
  6. Inter
  7. São Paulo
  8. Fluminense
  9. Grêmio
  10. Botafogo
  11. Vitória
  12. Atlético-GO
  13. Cuiabá
  14. Bragantino
  15. Cruzeiro
  16. Fortaleza
  17. Criciúma
  18. Bahia
  19. Juventude
  20. Vasco