Fechou agora (15h): Bahia pode lucrar milhões com venda para Europa

O Bahia fechou nesta segunda-feira (8) o empréstimo do lateral-esquerdo Jhoanner Chávez para o Lens, da França. O vínculo será até junho de 2024.

Caso o equatoriano de 21 anos atinja determinadas metas, o clube francês terá obrigação de adquiri-lo em definitivo.

Bahia e Europa

O jogador esteve emprestado para o Independiente Del Valle desde o meio da temporada passada. Na equipe equatoriana, Chávez disputou 14 jogos e marcou dois gols.

A opção de emprestar do jogador novamente partiu após ele não cumprir com as expectativas da diretoria. No início de 2023, o equatoriano foi a compra mais cara da história do futebol nordestino, custando cerca de R$ 18 milhões aos cofres do Tricolor de Aço.

Foram 29 jogos, um gol e duas assistências com a camisa do Bahua, o que fez Chávez perder espaço na equipe titular. Diante desse cenário, a diretoria optou por emprestá-lo novamente, mas a fim de liberar o jogador e conseguir uma compensação financeira.

De acordo com informações do jornalista César Luis Merlo, o Lens terá que pagar 4,8 milhões de euros (quase R$ 25 milhões) se Chávez cumprir determinadas metas esportivas. O jogador está a caminho da França para assinar o contrato.

Por fim, o lateral-esquerdo acumula passagens pela seleção equatoriana, sendo titular nas partidas contra Colômbia e Bolívia pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Ele também disputaria o torneio pré-olímpico pelo Equador, mas não foi liberado pelo Bahia.