FIFA decide proibir clubes brasileiros de contratar jogadores

A FIFA lançou nesta quinta-feira (11) uma plataforma que permite identificar quais clubes sofreram transfer ban da entidade. A punição impede que as equipes contratem e registrem novos jogadores.

Atualmente, dois clubes do futebol brasileiro integram a lista: Londrina e Colorado Atlético Clube, ambos do Paraná.

FIFA e proibição de contratações

Geralmente, o transfer ban ocorre quando um clube possui dívidas com outras agremiações ou jogadores. Dessa forma, a FIFA impede que o clube contrate e registre novos atletas.

No caso do Londrina, a equipe levou uma punição de três janelas de transferências sem poder contratar. Ou seja, o Tubarão só poderá voltar ao mercado em meados de 2025.

Segundo o presidente do Londrina, Getúlio Castilho, a punição é referente à uma dívida que o clube possui pelas compras dos jogadores Toni e Jhonny Lucas em 2021. O valor é de R$ 545 mil.

Já o Colorado Atlético Clube está sem poder contratar desde janeiro de 2020 e não tem prazo definido para o fim da punição. O clube teve que interromper suas atividades do futebol profissional, mas o transfer ban também é válido para as categorias de base.

As equipes poderão voltar a contratar caso quitem os débitos referente à punição, como foi o caso do Corinthians no ano passado. O alvinegro iria sofrer a punição por conta de uma dívida com o Argentino Juniors pela compra do volante Fausto Vera.

Temendo ficar sem reforços, a diretoria se mobilizou para pagar o valor e não sofrer transfer ban da FIFA.