FUTSAL no Bahia? Saiba de toda a verdade sobre o projeto que vai parar a cidade

Com a venda para o Grupo City, o Bahia passa por uma reformulação em vários setores do futebol. O Grupo tem impacto não apenas no financeiro e na contratação de reforços, mas também na formação de jogadores.

Uma das iniciativas a serem implementadas no Tricolor de Aço é a inclusão do futsal na rotina de treinos de algumas divisões das categorias de base.

Futsal no Bahia

Ao longo deste ano, os jovens entre 8 e 14 anos terão treinamentos nas quadras durante suas rotinas. O objetivo do futsal é ser uma atividade que ajude a formar jogadores para o futebol de campo.

Ou seja, a modalidade não vai ser fomentada a ponto de, por exemplo, o Tricolor de Aço ter um time para participar da Liga Nacional de Futsal. A ideia é que o futsal complemente os treinamentos dos jovens para atuar no campo.

Essa prática já é utilizada por alguns clubes do futebol brasileiro, com destaque para Santos e Fluminense. Inclusive, Marcelo Teixeira, novo diretor das categorias de base do Esquadrão, foi um dos precursores da implementação do futsal na base do Tricolor das Laranjeiras.

Ao longo das últimas décadas, percebeu-se que jogadores que tiveram formação na quadra se mostraram diferentes em campo e destacavam-se por sua habilidade. Um exemplo é o lateral-esquerdo Marcelo, ídolo do Fluminense e do Real Madrid, que saiu das quadras para o campo.

Outros nomes do setor ofensivo também merecem destaque, como Neymar e Ronaldinho Gaúcho. O “CT” do Bahia voltado para o futsal será localizado no Complexo Arena Villas, em Villas do Atlântico, Lauro de Freitas.