Lambança da CBF pode acabar sobrando para o Bahia e FIFA não vai perdoar

Foto: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A luta do Bahia está sendo na parte de baixo da tabela, entretanto, caso a equipe de Rogério Ceni consiga se classificar para a Copa Sul-Americana, é possível que o clube não possa participar da competição continental.De acordo com o potal ‘O Globo’, a Fifa pode suspender a CBF caso a entidade mude de presidente com interferências de terceiros.

A Confederação Brasileira de Futebol está com uma verdadeira briga política em seu bastidor, Marco Polo del Nero e Ricardo Teixeira estão tentando tirar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Ao saber que um julgamento pode mudar o presidente da confederação, a Fifa entrou em ação e enviou um comunicado à CBF relembrando o estatuto da entidade brasileira.

Caso a mudança na presidência ocorra, os clubes brasileiros podem ser muito prejudicados, a consequência imediata seria a proibição do Fluminense de jogar o Mundial de Clubes, que começa neste mês. Além disso, os clubes brasileiros seriam proibidos de jogar a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana no próximo ano.

Bahia ainda sonha com a Sul-Americana

Apesar de estar na zona de rebaixamento, o Bahia ainda sonha com uma vaga na Copa Sul-Americana, em vídeo divulgado pela própria equipe, Rogério Ceni fala para seus jogadores:

“Nós temos um campeonato de sete times hoje. Nós temos um campeonato e precisamos desse título. Porque esse título nos dá a Sul-Americana, nos dá um calendário para o ano todo. Esse título nos dá a possibilidade, escutem o que eu estou falando, de ser campeão internacional no próximo ano”, disse o treinador.

Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Bahia tem 4,5% de chance de jogar a próxima Copa Sul-Americana, por outro lado, as chances do Tricolor de Aço ser rebaixado são maiores, atualmente, o cálculo da UFMG está na casa dos 49,8%, faltando apenas duas rodadas para o fim do campeonato.