Libertadores: Bahia é o único soteropolitano a disputar a competição na história

O Bahia é uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro. Quando o assunto é futebol nordestino, o patamar do Tricolor de Aço é ainda mais elevado. O Esquadrão é a única equipe da região a ser campeã nacional e em Salvador, é o único clube a disputar uma Copa Libertadores da América.

O Bahia já disputou a Libertadores em três oportunidades, a última vez foi em 1989. O Tricolor de Aço entrou em campo em 14 oportunidades, com seis triunfos, cinco empates e apenas três derrotas, ao todo, a equipe marcou 18 gols e sofreu 15. O jogador que mais foi às redes com a camisa do Esquadrão foi Charles, com seis tentos marcados, seguido por Zé Carlos e Gil, com dois gols cada.

Com o investimento do Grupo City, a torcida do Bahia espera que o clube volte a disputar a maior competição do continente. O primeiro ano do CFG no Tricolor de Aço não foi muito animador, apesar de ter vencido o Campeonato Baiano, o Bahia não conseguiu ter êxito nas outras competições e quase acabou sendo rebaixado para a segunda divisão em 2023.

Rival do Bahia nunca alcançou a Libertadores

O Vitória nunca disputou uma Copa Libertadores, o clube conseguiu o seu primeiro título nacional na última temporada, ao vencer a Série B. Apesar de ter um investimento mais modesto, foi o Leão que venceu o primeiro Ba-Vi da temporada, o placar de 3 a 2 refletiu o que foi a partida. 

O Rubro-negro saiu na frente com um gol de Osvaldo, mas viu o Bahia virar a partida com Thaciano e Éverton RibeIro. A partida estava sob o controle da equipe de Rogério Ceni, mas tudo mudou quando Rezende foi expulso pelo segundo cartão amarelo, com um a mais, o Vitória mandou no jogo. 

Tanta dominância fez com o Rubro-negro virasse a partida, com mais um gol de Osvaldo e outro de Alerrandro, o Leão deu números finais ao jogo.