Logo após ser demitido da Globo, Cléber Machado fica sem chão com desistência do SBT
Após quase duas décadas, a Record voltará a transmitir o Campeonato Brasileiro a partir de 2025, exibindo as partidas dos clubes que integram a Liga Forte União (LFU), direto que foi negado à SBT recentemente, que desistiu da competir pela transmissão. A emissora paulista adquiriu os direitos de transmissão da Série A para as temporadas de 2025 a 2027, marcando seu retorno ao cenário do futebol nacional.
A LFU é composta por 27 clubes, distribuídos entre as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Entre os atuais times da elite, destacam-se Atlético-GO, Athletico-PR, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Juventude e Vasco. Esse acordo também beneficia a exibição dos jogos de Bahia e Vitória, como visitantes, mesmo que pertençam ao grupo da Libra.
Em entrevista ao site Meio & Mensagem, Alarico Naves, executivo da Record, destacou a proposta apresentada pela emissora. “Construímos uma proposta baseada no potencial que a Record tem para o futebol: grandes profissionais e uma grade de jornalismo que ajudaria a repercutir o Campeonato, além de uma proposta de valor acima do que havíamos aportado inicialmente”, afirmou Naves.
A Record desembolsou R$ 210 milhões por ano para assegurar os direitos de transmissão, conforme informações do portal F5, da Folha de São Paulo. Seguindo a Lei do Mandante, a emissora transmitirá os jogos dos clubes da LFU quando estes forem mandantes.
A negociação dos direitos de transmissão foi conduzida pela LiveMode, empresa que mantém parceria com o canal Cazé TV, no YouTube. Além disso, a Record renovou seu contrato com a LiveMode para continuar exibindo o Paulistão até 2029.
Com a aquisição do Brasileirão e a renovação do Paulistão, a Record terá um calendário completo de transmissões esportivas, garantindo presença no futebol durante todo o ano. A emissora também estuda a possibilidade de exibir os jogos da LFU em plataformas de streaming, como YouTube e Premiere, cujas negociações estão em andamento.