Não há dúvidas: Matemáticos confirmam e Bahia é o melhor do Brasileirão

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A disputa contra o rebaixamento na atual temporada está sendo uma das mais acirradas dos últimos anos, e o perfil ‘EC Bahia Números’ postou na rede social X (antigo Twitter) um levantamento que mostra que o Bahia é o melhor 17º colocado da história do Brasileirão na 35ª rodada, empatado com Goiás em 2007 e o Coritiba em 2013.

O Tricolor de Aço tem 41 pontos conquistados, o triunfo sobre o Corinthians chegou a tirar a equipe de Rogério Ceni da zona de rebaixamento, mas com o resultado da partida entre Cruzeiro e Goiás, o time baiano voltou a figurar entre os últimos colocados da tabela de classificação.

Goiás e Coritiba, os dois clubes que tiveram a maior pontuação como 17º na rodada de número 35 não foram rebaixados nas edições em que conquistaram essa pontuação, em 2007, o Esmeraldino se safou com 45 pontos, já em 2013 o Fluminense seria rebaixado com 46 pontos, mas a Portuguesa perdeu pontos por escalar um atleta irregular.

Matemática é heroína ou vilã?

A Universidade Federal de Minas Gerais coloca o Bahia como a segunda equipe com maior chance de ser rebaixada em 2023, o time baiano tem 38,5% de chance de ser rebaixado, o time do Goiás é a única equipe que tem uma porcentagem maior, que é de 99,8%. As equipes acima do Esquadrão, como Vasco, Santos, Corinthians e Cruzeiro possuem chances menores de serem rebaixadas.

O Bahia ainda possui três jogos pela frente, o primeiro deles será hoje (29), contra a equipe do São Paulo (casa), os outros confrontos serão contra o América Mineiro (fora) e o Atlético Mineiro (casa). A partida de hoje marca o reencontro de Ceni com o clube no qual é o maior ídolo, o time de Dorival Júnior foi campeão da Copa do Brasil, mas ainda não venceu fora de casa no Campeonato Brasileiro.