Pacotão de 5 jogadores do Bahia foram esquecidos por Ceni e podem deixar Salvador

O Esporte Clube Bahia iniciou o ano de 2024 com uma série de inovações e mudanças estratégicas, sob o comando de Rogério Ceni. Este período inicial do ano foi crucial para testar novas formações e estratégias, especialmente nos jogos do Campeonato Baiano e nos primeiros embates das competições nacionais como a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.

A estratégia de Ceni foi clara desde o início: rodar o elenco. A prioridade foi dar oportunidades e minutos em campo a jogadores que geralmente não são titulares, mas tiveram a chance de começar jogando na maioria das partidas do Campeonato Baiano. Dentre esses, Gabriel Xavier e Cuesta se destacaram, começando a temporada no Baianão e hoje firmes como titulares na escalada da Série A.

Quais jogadores perderam espaço no Bahia?

Apesar do uso variado do elenco, algumas figuras que apareceram nas partidas estaduais ainda não tiveram a chance de jogar na Série A, mesmo após três rodadas. Nomes como Adriel, David Duarte, Gilberto, Yago e Rafael Ratão estão nesta situação curiosa. Ratão, por exemplo, apesar de ter marcado cinco gols no primeiro trimestre, não entra em campo há mais de um mês.

Especificamente, Yago Felipe começou o ano sendo amplamente utilizado por Ceni, alternando entre titular e reserva. No entanto, recentemente viu seu espaço ser reduzido com a ascensão de Carlos De Pena no meio-campo tricolor.

Outras mudanças notáveis incluem a preferência por Santi Arias na lateral-direita, deixando Gilberto com expectativas de jogar mais apenas a partir de julho, durante a Copa América. Além disso, David Duarte, que iniciara o ano como titular, agora encontra-se como uma opção mais remota na zaga, atrás de outros colegas.

Status dos goleiros reservas do Bahia

Por fim, além do elenco de linha, o goleiro Danilo Fernandes também se encontra na mesma situação, figurando como a terceira opção para a meta, sem ter entrado em campo. Com um início de temporada envolvente e cheio de ajustes, o Bahia de 2024 promete uma jornada de altos e baixos.

As escolhas do técnico Rogério Ceni quanto ao uso do elenco e mudanças táticas serão decisivas para o desempenho do time nos próximos jogos. Resta aos torcedores acompanhar e apoiar o time, na esperança que as escolhas se traduzam em sucesso dentro de campo.