Pode lamentar, Tricolor! Chances de rebaixamento são enormes, diz UFMG

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A luta contra o rebaixamento está afunilando cada vez mais, com a vitória do Cruzeiro contra o Fortaleza, a equipe do Bahia voltou à zona de rebaixamento, com 38 pontos ganhos, a equipe de Rogério Ceni está a dois pontos da Raposa, o time mineiro possui 40 pontos e um jogo a menos.

De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais, a chance do Tricolor de Aço jogar a Série B em 2024 é de 67,3%, o time baiano jogará contra o Corinthians, fora de casa, no próximo dia 24.

Fora da zona de rebaixamento está o Cruzeiro, a Raposa tem 13,9% de chance de cair para a segunda divisão, mas possui um jogo a menos, já o 15º colocado, Vasco da Gama, tem 13,7%, logo acima do Cruzmaltino está o Santos, com 4,9% de chance de jogar a Série B pela primeira vez.  

Matemática assusta e torcedor do Bahia teme o rebaixamento

É claro que a matemática é um fator importante, mas enquanto houver chances, os times prometem lutar até o final, um grande exemplo de superação foi o Fluminense de 2009, o time das Laranjeiras tinha apenas 1% de chance de se livrar do rebaixamento e com uma arrancada incrível, conseguiu permanecer na Série A com um empate, fora de casa, contra o Coritiba.  

Com a vitória do Cruzeiro, o time do Bahia começa a se preocupar ainda mais com a chance de voltar à Série B, com quatro rodadas para o fim da competição, o Esquadrão a sete pontos de alcançar os 45, número que historicamente é o ideal para se manter na elite do Brasil. 

Os últimos quatro confrontos do time de Ceni serão contra o Corinthians (fora), São Paulo (casa), América Mineiro (fora) e finaliza sua participação na Fonte Nova, contra o Atlético Mineiro. Com dois jogos em casa e dois jogos longe de seus domínios, a equipe precisa vencer dois jogos e empatar pelo menos uma partida para alcançar os 45 pontos.