Quais os responsáveis pelo maior troféu do Bahia de 2001?

O ano de 2001 ficou marcado pelo então título inédito do Bahia na Copa do Nordeste. Comandado por Evaristo de Macedo, o Esquadrão de Aço venceu o Sport na grande decisão, contando com grandes atuações de dois craques que vestiam a camisa do clube.

Diferente das outras temporadas, aquela edição da competição teve a final disputada em jogo único. Sendo assim, as equipes se enfrentaram na Fonte Nova, diante de 65.924 torcedores. O Tricolor venceu por 3 a 1, em tarde inspirada de Preto Casagrande e Nonato.

Eleito o melhor jogador da final, Preto Casagrande abriu o caminho para o título, com um golaço de fora da área. Além disso, o meia ainda deu a assistência para o segundo gol.

“Isso só deixa o jogo mais inesquecível ainda, a quantidade de gente que tinha no estádio, tinha gente demais. Por um lado, eu estava um pouco nervoso, mas isso durou até o apito do juiz. Toda final é importante, aquela ainda mais, pelo gol, pela maneira que foi”, disse o jogador em entrevista sobre aquela decisão.

Com dois gols na final, Nonato terminou o campeonato com 10 bolas na rede, sendo vice-artilheiro da competição. Além deles, Robgol, ainda marcou seis gols pelo Bahia na campanha histórica, que terminou com o título.

Escalação do Bahia na grande final da Copa do Nordeste 2001

Émerson; Japinha, Jean Elias, Carlinhos e Jefferson; Preto Casagrande, Bebeto Campos, Alex Oliveira e Luís Carlos Capixaba (Mantena); Róbson (Washington) e Nonato (Fábio Costa). Técnico: Evaristo de Macedo.

Campanha do Bahia na Copa do Nordeste 2001

17 jogos

13 triunfos

2 empates

2 derrotas

38 gols marcados

18 gols sofridos