Qual era o time do Bahia quando o Tricolor de Aço foi o primeiro nordestino a disputar a Libertadores?

Depois de conquistar o Campeonato Brasileiro de 1959, com vitória sobre o Santos de Pelé na grande decisão, o Bahia garantiu a vaga na Copa Libertadores. O fato curioso é que o Esquadrão de Aço foi o primeiro clube brasileiro a participar da competição continental.

Naquele tempo, a Libertadores era disputada apenas com os campeões nacionais do ano anterior. Como o Bahia havia levantado o caneco da Taça Brasil de 59, o clube foi o representante do Brasil no torneio.

Na época de ouro, o Esquadrão de Aço era formado por: Nadinho (Jair); Leone (Nenzinho), Henrique, Vicente e Beto (Florisvaldo); Flávio e Ari (Mário/Bombeiro); Marito, Alencar, Léo (Carlito/Didico) e Biriba (Carioca).

Apesar de ter sido treinado por Geninho no título de 1959, foi Carlos Volante que assumiu a equipe no ano seguinte.

E como foi a campanha do Bahia na Libertadores?

No formato de mata-mata, o Bahia não deu muita sorte e encarou o campeão argentino, San Lorenzo na primeira fase. No jogo de ida, o Tricolor sofreu uma pesada derrota por 3 a 0. Na volta, o Esquadrão até venceu por 3 a 2, mas acabou eliminado de maneira precoce.

Depois de eliminar o Bahia, a equipe argentina foi superada pelo Peñarol, após dois empates e uma derrota por 2 a 1 no terceiro e decisivo jogo.

Na grande final, o Peñarol encarou o Olimpia e saiu com o título, com uma vitória magra por 1 a 0 na ida e empate por 1 a 1 na volta. Esta foi a primeira conquista internacional do clube uruguaio em sua história.