Receba! Bahia prova que não tem ninguém melhor no Nordeste

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Esporte Clube Bahia é um dos clubes mais tradicionais do Brasil, com dois títulos de Campeonato Brasileiro e 50 títulos estaduais, o time nordestino tem a marca na história do futebol.

O perfil da rede social X (antigo Twitter) ‘Ranking Histórico de Clubes Brasileiros’ publicou na última terça-feira (21), uma classificação dos clubes brasileiros contando apenas os títulos conquistados pelas equipes, com isso, o Tricolor de Aço aparece na 12ª posição geral, atrás de grandes equipes como Santos, Palmeiras e São Paulo.

A situação melhora para o clube baiano quando o ranking é filtrado apenas para times do nordeste brasileiro, o time da capital baiana é o líder, com 5556 pontos, seguido pelo Sport, com 5108, Fortaleza, com 2815, Ceará, com 2378 e fechando o top 5 está o rival Vitória, com 2244.

Bahia luta contra o rebaixamento e tenta reviver dias de glória

Apesar da boa colocação do Esquadrão, o Tricolor Baiano não vence uma competição nacional desde 1988, quando derrotou o Internacional de Porto Alegre por 2 a 1 no placar agregado, se sagrando bicampeão brasileiro, desde então, o clube só conquistou títulos estaduais.

Hoje, o time luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, com 38 pontos conquistados, o Esquadrão está a dois pontos de Cruzeiro e Vasco, as duas primeiras equipes fora do Z-4, entretanto, essa distância pode aumentar, tendo em vista que elas se enfrentam hoje (22), em rodada atrasada do Brasileirão.

Com quatro jogos para o fim do campeonato, a torcida do Bahia começa a se preocupar com o rebaixamento para a Série B, o Tricolor conseguiu o acesso em 2022 e pode estar voltando para a segunda divisão na temporada em que seu maior rival, Vitória, conseguiu a promoção e está subindo como campeão da segundona.

O time de Rogério Ceni começará a luta para se manter na Série A na próxima sexta-feira (24), quando enfrenta o Corinthians, fora de casa, pela 35ª rodada do Brasileirão.