Rogério Ceni não consegue tirar o olho de cima dois jogadores para o time do Bahia

O Bahia tem um time titular que já é conhecido pela torcida, especialmente no meio-campo com o quarteto formado por Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly. Dessa forma, são poucas as mudanças na equipe inicial nos jogos do Brasileiro.

Mas, como o elenco tricolor é reduzido – segundo o próprio Rogério Ceni – é comum que os mesmos atletas saiam do banco de reservas nos jogos. E é justamente o que acontece nos jogos do Bahia. Carlos De Pena e Biel são os reservas mais utilizados entre todos os jogadores que disputam a Série A de 2024.

Principais Reservas do Bahia na Série A

A rotatividade no elenco do Bahia destaca-se especialmente pelo uso frequente de dois jogadores: Carlos De Pena e Biel. Mesmo vindo do banco, eles têm um impacto significativo nas partidas. Veja a seguir os detalhes dos jogadores mais acionados na competição:

  • Carlos De Pena: 18 jogos como reserva (21 jogos no total)
  • Biel: 17 jogos como reserva (20 jogos no total)
  • Vitinho (Cruzeiro): 15 jogos como reserva (15 jogos no total)
  • Max (Atlético-GO): 14 jogos como reserva (14 jogos no total)
  • Nathan Fernandes (Grêmio): 14 jogos como reserva (14 jogos no total)
  • Zé Hugo (Vitória): 14 jogos como reserva (14 jogos no total)

Quem São Carlos De Pena e Biel?

Carlos De Pena chegou ao elenco do Bahia como um pedido urgente do técnico Rogério Ceni para aumentar o número de opções do meio-campo e rapidamente ganhou a confiança do treinador. Contratado em abril, o meia uruguaio já contabiliza 25 jogos pelo Esquadrão, com 21 atuações pela Série A que acumulam 475 minutos em campo, e duas assistências.

Uma dessas assistências foi decisiva para o triunfo tricolor sobre o Botafogo fora de casa, com gol de Ratão. Carlos De Pena é considerado como o reserva imediato de Everton Ribeiro, mas, versátil, também costuma ser acionado em outras posições do meio-campo.

Qual é o Papel de Biel no Bahia?

Biel é quem tem a maior minutagem entre os reservas mais acionados, com 683 minutos na Série A e 17 atuações saindo do banco. Mesmo sendo reserva, Biel é um “12º titular”, com quatro gols marcados e quatro assistências na Série A. Vale destacar que apenas um gol e uma assistência aconteceram em atuações como titular, no confronto contra o Athletico.

O camisa 11 tricolor é visto por Ceni como um jogador para mudar o ritmo do ataque tricolor, aumentando a velocidade do time pelo lado esquerdo. Biel também é utilizado como reserva de Cauly no elenco tricolor.

Impacto dos Reservas na Performance do Bahia

A atuação de jogadores como Carlos De Pena e Biel mostra a importância de ter um banco de reservas forte e bem preparado. Esses atletas têm mostrado que podem alcançar resultados significativos, mesmo com menos tempo em campo. O elenco tricolor, apesar de reduzido, consegue manter um alto nível de competitividade graças à qualidade e ao comprometimento dos seus reservas.

O papel dos reservas na Série A do Bahia não só complementa a atuação dos titulares, mas também oferece ao técnico Rogério Ceni uma variedade de opções táticas, que se mostram fundamentais ao longo de uma temporada desgastante e competitiva.