Rogério Ceni pode encerrar ciclo no Bahia antes mesmo do fim da Série A

Foto: Reprodução / Flickr

O Bahia e o Cruzeiro possuem uma história rica de confrontos no cenário do futebol brasileiro. Um dos jogos memoráveis aconteceu em 1º de dezembro de 2013, quando o Bahia venceu o Cruzeiro fora de casa por 2 a 1. Este jogo foi marcante não apenas pela vitória fora de casa, mas também porque garantiu a permanência do Bahia na elite do futebol nacional, dividindo a celebração do título do Cruzeiro naquele ano. A partida também foi marcada como a última vez em que o Bahia venceu seu adversário como visitante.

Naquela partida, o Cruzeiro, que era então comandado por craques como Everton Ribeiro, saiu na frente com Marquinhos Gabriel. Contudo, o Bahia mostrou resiliência e conseguiu igualar o placar com um gol de Vinícius Araújo aos 40 minutos do segundo tempo. A virada veio aos 45 minutos, com Anderson Talisca sacramentando a vitória.

Formações e Escalações Marcantes

O Bahia entrou em campo com um elenco modesto se comparado ao time atual. No entanto, Anderson Talisca foi uma peça-chave naquela partida, liderando a equipe composta por Marcelo Lomba, Rafael Miranda, Demerson, Titi, Raul, Fahel, Hélder, William Barbio (Fabrício Lusa), Marquinhos (Diones) e Fernandão (Souza).

Por outro lado, o Cruzeiro montou um time forte que incluía Fábio, Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo, Egídio, Lucas Silva, Souza, Everton Ribeiro [Júlio Baptista], Ricardo Goulart [Willian], Dagoberto e Borges [Vinícius Araújo]. Desde então, o Bahia enfrentou o Cruzeiro em seis outras ocasiões fora de casa, acumulando quatro derrotas e dois empates.

No campeonato atual, o Bahia busca superar esses desafios históricos. O último confronto ocorreu no Brasileirão 2023 sob o comando de Rogério Ceni e terminou em um desafiador 3 a 0 para o Cruzeiro. Contudo, no mesmo campeonato este ano, o Bahia mostrou força ao vencer o Cruzeiro por 4 a 1 na 11ª rodada na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Nessa ocasião, após sofrer um gol de Gabriel Veron, Thaciano empatou, e Estupiñán, juntamente com Biel, garantiu a vitória com gols decisivos.

Atual Situação no Brasileirão

Atualmente, o Bahia está na sétima colocação com 45 pontos, enquanto o Cruzeiro ocupa a oitava posição com 43 pontos. Ambos os clubes estão na disputa por uma vaga na próxima Libertadores, o que imprime um caráter decisivo ao próximo confronto entre as equipes. Apesar da recente derrota do Bahia para o Flamengo, e do Cruzeiro para o Fluminense, a tensão é palpável para o jogo que aconteceria na sexta-feira às 21h30 (horário de Brasília).

Com o G-6 oferecendo uma tábua de salvação para as esperanças de ambos os clubes em competições internacionais, tanto o Bahia quanto o Cruzeiro se encontrarão novamente buscando afirmar sua posição na tabela. Marlon e Everaldo são exemplos de jogadores que buscarão fazer a diferença em um confronto onde cada ponto é crucial.