Você nem imagina o que aconteceu com o Bahia há 2 anos atrás

Foto: Thais Mesquita

O Bahia derrotou o Atlético Mineiro e permaneceu na primeira divisão, já que o triunfo e um tropeço do Vasco ou Santos, manteria o Tricolor de Aço na Série A, o Vasco venceu, mas o Peixe não foi capaz de vencer em casa, e o responsável pelo tropeço do Alvinegro Praiano foi justamente o rival regional, Fortaleza.

O Leão do Pici venceu o Santos por 2 a 1 e rebaixou o time do litoral paulista para a segunda divisão, ‘ajudando’ o Bahia, entretanto, há dois anos atrás, a história foi diferente. O Fortaleza venceu o Esquadrão em 2021 por 2 a 1 e rebaixou o Bahia para a Série B.

A vitória da equipe de Vojvoda levou o time ao G-4 e transformou o Leão no clube nordestino de melhor campanha na história do Campeonato Brasileiro, por outro lado, a derrota significou a quarta queda para a Série B do Tricolor de Aço, que acabaria retornando para a elite do futebol brasileiro no ano seguinte, ao terminar em terceiro colocado.

Bahia fica, Santos desce

O Bahia se manteve na primeira divisão após derrotar o Atlético Mineiro por 4 a 1, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais, o clube comandado por Rogério Ceni tinha 68,9% de chance de ser rebaixado, já que não dependia apenas de si para se livrar da Série B.

O resultado começou a ser construído com Caully, mas o empate do Galo veio após boa jogada e Paulinho colocou a bola nas redes, o empate rebaixaria o Bahia, mas ao final do primeiro tempo, Juba colocou o Esquadrão no comando do placar. Thaciano e Ademir também deixaram sua marca e a goleada foi decretada.

Já na Vila Belmiro, Santos e Fortaleza faziam um jogo aberto, com chances dos dois lados, entretanto, em uma desatenção da defesa santista, Marinho saiu cara a cara com João Paulo e colocou o Leão do Pici no comando do placar. O Peixe chegou a empatar com Messias, mas Lucero deu números finais à partida.

Com o resultado das duas equipes e a vitória do Vasco, o Santos conheceu o primeiro rebaixamento de sua história.