CBF tirou algo muito importante do Bahia e quer dar para outros nordestinos

Foto: Tiago Caldas /EC Bahia

O Bahia é um dos clubes mais tradicionais da história do futebol brasileiro. O Tricolor de Aço foi o primeiro campeão nacional da história do Brasil, mas teve o seu pioneirismo ‘roubado’ pelo Atlético Mineiro. O Galo de Minas Gerais foi considerado pela Confederação Brasileira de Futebol, como campeão nacional de 1937, logo, o alvinegro se tornou o primeiro campeão nacional.

O Bahia derrotou o Santos na final da Taça Brasil e, à época, se tornou o primeiro campeão nacional. O bicampeonato do Esquadrão veio quase 30 anos depois, quando derrotou o Internacional por 2 a 1 em Salvador e segurou o 0 a 0 no Beira-Rio. 

Atualmente o Bahia vive uma seca ainda maior do que no último século. O Esquadrão não vence uma competição nacional há 35 anos e a torcida tricolor começa a sonhar com a quebra do tabu em 2024.

Novos campeões?

Sport, Fortaleza e Ceará solicitaram à CBF o reconhecimento dos títulos da década de 1960. Enquanto o Leão da Ilha quer ser reconhecido como campeão nacional de 1968, o Ceará pede que a confederação lhe conceda o título de 1969, já o Fortaleza deseja ser reconhecido como campeão nacional de 1970.

Atualmente, os campeões dos respectivos anos são Santos, Palmeiras e Fluminense. Os títulos que estão sendo solicitados são do Torneio Norte-Nordeste, o Brasileiro do Norte, caso sejam reconhecidos, Sport, Ceará e Fortaleza serão considerados campeões nacionais, e tirarão os postos das equipes paulistas e do tricolor carioca. 

Assim como o Atlético Mineiro, os rivais regionais do Bahia podem tirar uma marca expressiva do Bahia. O Tricolor de Aço é o único time do nordeste a ter um título nacional em seu currículo, até o momento, nenhum time dessa região venceu um título internacional. O Fortaleza esteve perto, mas foi derrotado pela LDU nos pênaltis na decisão da Copa Sul-Americana.