ChatGPT mandou a real sobre o verdadeiro campeão baiano de 1999

Nos últimos meses, a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT virou febre na internet. Desenvolvido para a criação de diálogos virtuais, o aplicativo também foi utilizado para responder questões importantes sobre futebol.

Sabendo disso, o ge.globo resolveu questionar o ChatGPT sobre a polêmica questão envolvendo o Campeonato Baiano de 1999.

Na ocasião, o Vitória tinha o direito de escolher o local em que a segunda partida da decisão seria disputada. Porém, o Bahia entrou com uma ação judicial e conseguiu fazer com que ambos os jogos fossem realizados na Fonte Nova, sem o consentimento do rival.

O Tricolor chegou a vencer o primeiro jogo por 2 a 0, mas no dia da grande final, cada equipe foi para um estádio e ambos celebraram o título alegando W.O. Sobre a polêmica questão, a resposta do ChatGPT foi a seguinte:

“O Campeonato Baiano de 1999 foi vencido pelo Esporte Clube Bahia. Na final, o Bahia venceu o seu arquirrival, o Esporte Clube Vitória, por 3 a 1 na disputa realizada em dois jogos. Na primeira partida, disputada no estádio Barradão, em Salvador, o Bahia venceu por 2 a 1. Na segunda partida, realizada no estádio Fonte Nova, também em Salvador o Bahia venceu por 1 a 0 e sagrou-se campeão baiano daquele ano.”

A ferramenta cometeu alguns erros em sua resposta. Desde 2005, o título é divido entre as duas equipes, por decisão de Ednaldo Rodrigues, então presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF). Além disso, o Chat GPT ainda errou o placar do jogo e o local da partida.

Confira as imagens da polêmica decisão do Baiano de 1999