Fomos atrás e descobrimos o que ninguém queria anunciar!

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A temporada de 2023 está sendo de opostos para as torcidas dos maiores clubes de Salvador, enquanto a torcida rubro-negra viu o seu time fazer uma campanha histórica na Série B, os tricolores estão aflitos com a possibilidade do time jogar a segunda divisão.

Em caso de rebaixamento do Tricolor de Aço, o clássico Ba-Vi não voltará a ocorrer em na Série A pelo menos por mais um ano, a última vez que as equipes se enfrentaram na elite do futebol foi em 2018, com um empate e uma vitória do Bahia. Em apenas uma oportunidade os clubes ‘trocaram’ de divisão, o Vitória foi rebaixado na 17ª posição em 2010, enquanto o Bahia conseguiu o acesso terminando a temporada na 3ª colocação.

A história pode se repetir, porém, de lados diferentes, o Vitória já garantiu o acesso e é campeão da Série B, em contrapartida, o Bahia está dentro da zona de rebaixamento, com 38 pontos, três a menos que Cruzeiro e Vasco, os dois primeiros times fora do Z-4, faltando apenas quatro rodadas para o fim.

Opostos em tudo

Apesar do final de ano feliz para o Vitória e possivelmente triste para o Bahia, o início da temporada foi diferente. O Esquadrão conseguiu conquistar o seu 50º Campeonato Baiano, se juntando ao ABC de Natal, como as duas únicas equipes que já venceram o torneio de seu estado pelo menos 50 vezes. Enquanto o Bahia era campeão, o time do Vitória havia sido eliminado ainda na primeira fase do campeonato.

O Leão finaliza a sua participação na Série B no próximo sábado (25), o Rubro-Negro visita a Chapecoense às 17h, na Arena Condá, caso ganhe a partida, o Vitória pode terminar com a terceira melhor campanha da história da segunda divisão. Já o Bahia ainda tem quatro jogos pela frente, o próximo desafio do time de Rogério Ceni é hoje (24), contra o Corinthians, na Neo Química Arena.