Goleada contra o Atlético-GO encerrou um ano medíocre para o Bahia

Se nos dias atuais, o Bahia vive momentos de tensão com a luta contra o rebaixamento para a Série B, a situação já foi bem pior. No ano de 2009, o Esquadrão estava longe da elite do futebol brasileiro e ainda ficou perto de cair para a terceira divisão.

Na Série B do Brasileirão, o Bahia teve uma campanha bastante irregular e chegou a flertar com o rebaixamento para a Série C. A equipe só conseguiu embalar na competição, a partir da 27ª rodada, quando Paulo Bonamigo foi contratado como técnico para o restante do ano.

Com uma bela arrancada na reta final, o Esquadrão somou 16 pontos nos últimos 18 possíveis e terminou na 12ª colocação, com 51 pontos conquistados. Contratado no meio da temporada, o centroavante Jael foi o grande nome do time naquele ano. O matador balançou as redes em 10 oportunidades na Série B.

Na última rodada, o Tricolor ainda venceu o Atlético-GO por 3 a 0, jogando fora de casa, em partida que serviu apenas para cumprir tabela. Jogando com um time bastante modificado, o Bahia balançou as redes com Wilson Júnior, Paulo Isidoro e Laéci e encerrou uma temporada melancólica com um triunfo.

Campanha do Bahia na Série B de 2009

38 jogos

14 triunfos

9 empates

15 derrotas

52 gols marcados

53 gols sofridos

Melhores momentos de Atlético-GO 0-3 Bahia