Quem foi Newmar e qual sua importância na história do Bahia?

Um dos poucos jogadores a conquistar o Campeonato Brasileiro em três equipes diferentes, o zagueiro Newmar é lembrado com carinho pela torcida do Bahia.

Revelado pelo Matsubara, do Paraná, o jogador foi vendido ao Grêmio por 3,2 milhões de cruzeiros, moeda da época no Brasil. No Tricolor Gaúcho, foi peça fundamental em títulos importantíssimos como o Brasileirão de 1981, a Libertadores de 1983 e o Mundial de Clubes do mesmo ano.

Depois do Grêmio, o jogador teve passagens por Vasco da Gama, Náutico e Coritiba, onde conquistou o Brasileiro de 1985, com vitória sobre o Bangu-RJ na grande decisão.

Em 1988, acertou com o Bahia, onde fez parte do elenco campeão brasileiro. Comandado por Evaristo de Macedo, o Esquadrão fez uma campanha surpreendente e conseguiu o bicampeonato da principal competição do futebol nacional.

Na grande decisão, contra o Internacional, Newmar acabou ficando no banco, mas foi utilizado no decorrer do jogo da volta, que terminou com o empate em 0 a 0, no Beira-Rio. Com havia vencido na ida por 2 a 1, o Tricolor ficou com a taça.

Logo após o tricampeonato, o zagueiro acertou com o modesto time do São Luiz. Antes de se aposentar, em 1995, Newmar ainda teve passagens por Novo Hamburgo, Marília, Brasil de Pelotas e Bagé.

Títulos da carreira de Newmar, ex-Bahia

Grêmio
Campeonato Gaúcho: 1980;
Campeonato Brasileiro: 1981;
Copa Libertadores da América: 1983;
Copa Europeia/Sul-Americana: 1983;
Pinheiros-PR
Campeonato Paranaense: 1984 e 1987;
Coritiba
Campeonato Brasileiro: 1985;
Bahia
Campeonato Brasileiro: 1988