Sorteio definiu quem será o dono do apito de Ba-Vi na Fonte Nova

O Ba-Vi mais importante da temporada está próximo de acontecer. Bahia e Vitória se enfrentam neste domingo (7) pelo duelo de volta da final do campeonato baiano. A partida será realizada na Arena Fonte Nova, às 16h (horário de Brasília).

O Tricolor de Aço precisa reverter a derrota por 3 a 2 sofrida no confronto de ida, no Barradão. A Federação Baiana de Futebol (FBF) realizou na última quinta-feira (4) o sorteio da arbitragem do clássico.

Árbitro do Ba-Vi

O sorteado para comandar o apito durante o Ba-Vi foi Emerson Ricardo de Almeida, da própria Federação Baiana. Ele terá como auxiliares Luanderson Lima dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira.

O Árbitro de Vídeo (VAR) ficará a cargo de Daniel Nobre Bins, da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Havia uma expectativa de a FBF chamar árbitros de outras federações para apitar o clássico, o que não se concretizou.

A questão foi levantada pelo técnico Rogério Ceni durante uma coletiva de imprensa. O ex-goleiro fez a sugestão para que não houvesse reclamações de ambos os lados, após episódios polêmicos envolvendo os clássicos nesta temporada.

“Vamos ter as finais do estadual. Para que não haja reclamação por parte do Vitória e para que haja isenção, acho importante que as finais sejam apitadas por árbitros de fora. Para que haja isenção e ninguém possa reclamar de absolutamente nada”, declarou.

Inclusive, ele relembrou que esse “empréstimo” já aconteceu em outras edições do campeonato baiano. “Em 2018, se não me engano, foi arbitragem de fora. Às vezes temos muito apego e não tem nada a ver, até pra tirar a pressão dos árbitros locais. Já veio o Claus (da Federação Paulista de Futebol) aqui”, completou.