Em 2007, Tricolor de Aço viveu um dos seus piores anos na história e decepcionou na Série C

O ano de 2007 está marcado na história do Bahia, o Tricolor de Aço.

Foi o ano que o time conseguiu finalmente voltar a Segunda Divisão, após o calvário na Série C, que era o mais baixo degrau do futebol nacional brasileirp.

Mas, naquela temporada, o Bahia, que estava fazendo o torcedor sofrer tanto nos últimos anos, quase deixou os tricolores na mão mais uma vez.

A Série C era disputada em três fases, na primeira, o Bahia passou tranquilamente. Na segunda não foi bem assim…

Em um grupo com ABC, Rio Branco – AC e Fast Club, na penultima rodada o Bahia perdeu para o ABC e a tragédia parecia anunciada. O Tricolor amargaria mais um ano de Série C sendo chacota dos seus rivais. Tanto que foi para a última rodada dependendo de uma combinação de resultados.

O Bahia enfrentaria o Fast Club, lanterna da chave e Rio Branco e ABC se enfrentariam em mando da equipe acreana. O Bahia precisaria vencer e teria que contar com a ajuda do ABC, e isso se concretizou. A equipe alvinegra conseguiu segurar um 0 a 0 no Acre mesmo jogando com os reservas e com isso, o Bahia avançou de fase pelo número de gols marcados, já que tinha uma pontuação e campanha identicas ao Rio Branco. O Tricolor venceu de maneira apoteótica por 1 a 0 com gol aos 48 da segunda etapa.

Reta final

No octagonal final, o Bahia contou com a sua torcida para empurrar o time, tendo grande média de público e a Fonte Nova abarrotada por pelo menos 5x e conseguiu ficar entre os quatro melhores times.

Foram 24 pontos com 6 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. Ficando atrás apenas do Bragantino, grande campeão daquele ano.