Mas afinal, qual é o verdadeiro mascote do Bahia?

A história do Esporte Clube Bahia é rica e cheia de significados, desde suas cores até seu mascote. Mas, você sabe qual é o verdadeiro mascote do Tricolor e qual a sua origem?

Origem

Com rápida ascensão após a sua fundação em 1931, em 1946,ganhou o apelido de “Esquadrão de Aço” quando o clube já havia conquistado dez títulos estaduais em dezoito disputados. O apelido ganhou notoriedade depois que o Bahia venceu o São Paulo por 7×2. O jornal “A Tarde” publicou uma matéria sobre o jogo com a manchete destacando o nome “Esquadrão de Aço”, que rapidamente agradou aos torcedores e se tornou o apelido oficial do clube.

O Super Homem de aço

Após o apelido “Esquadrão de Aço” ganhar força, o cartunista Ziraldo, percebeu a semelhança entre as cores e o nome do Bahia e o personagem “Superman”, que também tinha a alcunha de “Homem de Aço”. Em 1979, Ziraldo desenhou o mascote do Bahia, o “Super Homem de Aço”, que ganhou o coração da torcida e diretoria, adotando ele.

Novo mascote do Bahia

Em 2014, o clube lançou uma nova mascote chamada “Lindona da Bahêa”. Essa iniciativa tinha o objetivo de aumentar a identificação com a torcida e conscientizar sobre a luta contra o racismo. A mascote foi inspirada na Mulher Maravilha, mas com traços africanos, representando a rica herança cultural afro-brasileira da cidade de Salvador, que tem uma das maiores populações negras fora da África.

Hoje o clube mantém ambos, um representando a força e tradição da equipe no cenário nacional e a outra representando a diversidade e povo baiano que forjaram tamanha grandeza do Bahia no esporte.